A Arte de Contar e Criar Histórias

Esta oficina é divida em 3 módulos.
Público: Adultos – maiores de 16 anos

Técnicas de Contação de Histórias com Leandro Pedro [ 8 horas ]

Nesta oficina apresentamos técnicas de contação de histórias, a história com tecidovivência de brincadeiras de quintais e cantigas populares. Os participantes terão contato com variadas formas de contar, discutirão a diferença entre conto autoral e conto popular, refletirão sobre a importância da contação de histórias na atualidade e analisarão o desempenho deles e dos outros alunos.
O objetivo é estimular os alunos a contarem e brincarem com as histórias criadas a partir da  sua  própria  vivência . Além de proporcionar uma interação com a arte de contar história, investigando possibilidades  cênicas.

Escrita Criativa com Janine Nascimento  [ 8 horas ]

Escrever é uma manifestação de criatividade que envolve 12642731_1289376591125546_910394341057095128_n[1]imaginação, fantasia e algumas técnicas. A técnica não tem a função de dificultar o processo de escrita, ao contrário, as técnicas, visam colaborar com o desenvolvimento da história, com sua concretização de forma clara. Assim, a história é capaz de obter a atenção do leitor e seu interesse. Quantas vezes começamos a ler um livro e, já nas primeiras páginas ficamos curiosos e interessados em dar continuidade a leitura, de modo que a finalizamos antes do previsto? Por que será qu
e isso acontece? Um dos principais fatores que levam isto a acontecer é a qualidade do texto. Qualidade artística e técnica.
A oficina de escrita criativa contribui para que o escritor possa manifestar sua história, suas ideias, imagens que já existem em seu interior, mas que nem sempre o autor sabe como colocar no papel.

Sonorização e Manipulação de Bonecos com Thaiane Leal [8 horas]

Nesta oficina  serão investigadas diferentes possibilidadesOficina dia1 - 018 de manipulação de bonecos e objetos para a construção de uma narrativa. O grupo será convidado a experimentar jogos, exercícios corporais e vocais.  Os participantes serão estimulados a criarem sonoplastias e ritmos simples com diferentes instrumentos de percussão. Ao final da oficina, os participantes serão divididos em grupos e apresentarão uma narrativa utilizando as linguagens abordadas para assim despertar do contador de história que há em cada pessoa, investigando e experimentado linguagens lúdicas e sonoras.

 

Leandro Pedro tem 24 anos, morador da comunidade do Turano/RJ, fundador da produtora Leandro’s e Sócio-fundador do grupo de contadores de histórias Ih, Contei! Desde 2004, é ator e contador de histórias e realiza sessões e oficinas de contação de histórias pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *